- Ano: 2011
-
Fotografias:Edouard Decam
Descrição enviada pela equipe de projeto. O programa do CPD 1 em Cerdanyola inclui mais de 6.000 m² de processadores em 18 salas de informática, além de estacionamentos e escritórios, instalações de ensaio, fornecedores e oficinas. A tipologia requer funcionalidade tecnológica máxima, priorizando a flexibilidade e eficiência energética, tanto nos três andares de salas de informática em ambos os pisos como nas áreas técnicas para instalações.
A localização especial do Parque Tecnológico dentro de um cenário natural convida a elevar o desempenho sensível em termos de impacto ambiental, minimizando o volume de escavação de terra e a ocupação em planta baixa. Tanto formal como funcionalmente, a principal dificuldade é encaixar um solar triangular em um um retângulo de 100x43 metros que abriga seis salas de TI (12x29m) por planta. O corpo de escritórios, único espaço com uma certa liberdade do programa, se eleva para criar em planta baixa um espaço de jardim que dá acesso ao CPD, perpendicular ao corpo das salas técnicas para atender a rua principal.
O projeto elétrico foi projetado para uma capacidade total de 16MW e um nível de segurança TIER IV (Uptime Institute). A implementação do CPD será faseada, com uma capacidade inicial de 2,5 MW de TI.
Conciliar essas duas vontades com funcionalidades máxima e mínimo impacto ambiental, é o desafio essencial do projeto. A aplicação de critérios e boas práticas de design sustentável permitiram que o projeto obtivesse o certificado LEED.